Alcino Barcelos — Prefeito de Pontes e Lacerda. (Foto: Reprodução)
O prefeito de Pontes e Lacerda (443 km de Cuiabá), Alcino Barcelos (Republicanos), fez um pedido aos empresários do município para que eles comprem e forneçam aos funcionários um “kit imunidade”, composto com Ivermectina e vitamina D para o combate da Covid-19. O apelo foi feito por meio de vídeo, publicado no Instagram, na terça-feira (16).
No entanto, no mês passado, a empresa fabricante do vermífugo afirmou que o medicamento não tem eficácia na prevenção do coronavírus. O prefeito faz um apelo a todos os empresários que estão dispostos a ajudar na pandemia, em especial os seus colaboradores.
“Comerciantes se unam. É muito barato hoje a ivermectina manipulada, é muito barato hoje vitamina D manipulada. Nós temos laboratórios grandes aí que fazem a um preço muito em conta, qualquer dúvida entre em contato com a nossa secretaria que nós temos o telefone de vários laboratórios”, diz o prefeito.
Além disso, Alcino garante que com a ação os empresários estarão contribuindo com a “cidade, a nossa família chamada Pontes e Lacerda”. O gestor ainda estendeu o apelo a Câmara dos Dirigentes Logista da cidade (CDL).
A justificava do prefeito ao fazer o pedido é de que a própria prefeitura não poderia fornecer tais imunizantes a população devido ao fato de ir contra os protocolos da Covid-19.
“Nem se a prefeitura quisesse a gente conseguiria fazer uma campanha para melhorar a imunidade das pessoas. Até porque vai contra os protocolos, você imagina juntar milhares de pessoas reunidas em um local para pegar ivermectina?”.
Ivermectina na prevenção da Covid-19
A farmacêutica norte-americana MSD (Merck Sharp and Dohme), que produz a Ivermectina, no entanto não a vende no Brasil, garantiu que o medicamento não tráz eficácia no tratamento precoce da Covid-19. A empresa chegou a fazer um comunicado oficial informando que não há base científica que aponte os efeitos terapêuticos da medicação contra à Covid.
No entanto, no Brasil a Ivermerctina continua fazendo parte do "kit covid" promovido pelo Ministério da Saúde e pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) como tratamento precoce da doença. Antes da pandemia do novo coronavírus atingir o país, a medicação era geralmente usada no tratamento de infecções por parasitas e piolho.
Assista ao vídeo, clique AQUI.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.